Navegando por Autor "ARAUJO, Lucas Vieira de"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Inovação em comunicação no Brasil: contexto, desafios e oportunidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-02-19) ARAUJO, Lucas Vieira de; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de; SANTOS, Marli dosEstudos da área de comunicação no Brasil iniciaram um debate há alguns anos em torno da inovação, porém ainda há muitos aspectos que precisam ser mais bem avaliados. Uma dessas vertentes é o que está sendo feito neste país para inovar em setores diretamente envolvidos com a área de comunicação. Esta tese, assim, busca contribuir com o objetivo de identificar e caracterizar os principais movimentos de inovação em comunicação no Brasil e de que forma eles se sustentam e interagem com o ecossistema. Para tanto, este estudo realizou pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa em três universos distintos: startups, empresas de mídia estabelecidas, fundos de investimentos e organizações de fomento à inovação. O único universo que realizou uma análise regionalizada foi das empresas de mídia estabelecidas. Os demais abrangeram organizações de nível nacional, todas entre as maiores do segmento em que atuam. Ao todo 21 organizações fizeram parte do corpus desta tese, que coletou dados primários e secundários por meio de entrevista estruturada, pesquisa documental e observação participante. Tais dados deram origem a quatro unidades de análise diferentes: i) Entrevista com Gestores; ii) Relatórios anuais do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos; iii) Avaliação do site das organizações; e iv) Reportagens na mídia. Estas basearam a formação de quatro categorias de análise: i) Inovatividade; ii) Maturidade; iii) Modelo Triplo Hélice; e iv) Desenvolvimento de inovação em comunicação. As categorias deram origem a doze subcategorias, criadas a partir do referencial teórico e da aplicação da observação participante. A fundamentação teórica baseou-se na teoria clássica da inovação, cujos pressupostos teóricos foram basilares, também, na análise das informações coletadas, em consonância com estudos internacionais que tiveram propósitos semelhantes. Dentre os resultados desse estudo, verificou-se que em todos os universos de pesquisa o grau de inovação é reduzido, a inovação é incremental, o Modelo Triplo Hélice produziu poucos resultados efetivos no desenvolvimento de ambientes de inovação na área de comunicação, e há uma falta generalizada de integração entre os entes do ecossistema. Assim como outros estudos de áreas distintas da comunicação já concluíram, um dos principais problemas do Brasil em termos de inovação é o distanciamento entre empresas privadas, governo e universidades. Este estudo identificou ainda que as organizações estudadas, de forma geral, realizam ações pontuais, sazonais e focadas em suas próprias necessidades, as quais não contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em comunicação no Brasil.