Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A divulgação científica no contexto organizacional para democratização do saber e legitimação das unidades de pesquisa
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-10-18) ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de; BUENO, Wilson da Costa
    O início do século XXI é marcado pela propagação de ações ligadas à divulgação da ciência. Ainda assim, os centros produtores de ciência do Brasil não têm visibilidade compatível com o interesse da sociedade contemporânea e apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso à ciência produzida no país. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância da divulgação científica no contexto organizacional para a democratização do conhecimento científico e como relevante recurso de legitimação das unidades de pesquisa frente ao público leigo e à mídia. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e estudo empírico através de um estudo de caso único da unidade de pesquisa Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). Os dados foram obtidos a partir da consulta de arquivos e análise de documentos, entrevistas em profundidade realizadas com gestores e pesquisadores do LNA, questionários a jornalistas e observação direta e participante das ações de divulgação realizadas pela instituição. Os dados foram analisados em consonância com as teorias sobre conceitos e práticas de divulgação científica, identidade, imagem e reputação organizacional e política de comunicação que constituíram os capítulos inicial e final deste estudo. Conclui-se, entre outros aspectos, que a divulgação científica é realizada na instituição estudada, mas que seu papel não é visto como prioritário, pois o público a quem visa alcançar não é tido como estratégico. As ações de divulgação científica realizadas pela unidade de pesquisa são desempenhadas sem a orientação de um plano de divulgação e por isso apresentam problemas que comprometem a visibilidade institucional.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão