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Navegando por Autor "ALVARENGA, Ricardo Costa"

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    A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe a partir dos documentos conclusivos do CELAM: uma visão compreensiva de suas teorias e de suas práticas
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-19) ALVARENGA, Ricardo Costa; KÜNSCH, Dimas A.
    A presente tese tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), realizadas no Rio de Janeiro (Brasil, 1955), em Medellín (Colômbia, 1968), em Puebla (México, 1979), em Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e em Aparecida (Brasil, 2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica a partir dos cinco documentos. Trabalha-se com a hipótese de que é possível identificar nesses documentos, pelos menos, três grandes modos de compreensão do fenômeno: 1) a comunicação para a transformação social, com foco no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) a comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e 3) a comunicação como prática de construção da imagem organizacional. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos). Sandra Arenas, Enrique Dussel, Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, João Batista Libanio, Pablo Richard, entre outros, são acionados para se entender as nuances da estrutura e posição política e social ocupada pela Igreja Católica nesta parte do mundo. Sobre a relação Igreja- Comunicação recorremos preferencialmente a Joana Puntel, Pedro Gilberto Gomes e Benito Spoletini. Em busca de ampliar a compreensão sobre as tendências de comunicação levantadas como hipótese de trabalho, recorremos ao auxílio de Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Jan Servaes, Alfonso Gumucio Dagron, Thomas Tufte, John B. Thompson, Eduardo Neiva, Margarida M. Krohling Kunsch, Gary Kreps. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), sob a luz da compreensão como método (Dimas A. Künsch). A tese contribui para uma compreensão mais profunda, ainda que não única e muito menos definitiva, dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, a partir dos cinco documentos do Celam, e apresenta também um quadro compreensivo mais amplo da realidade dos povos que habitam esta parte do Planeta, com suas histórias, sua memória e suas lutas sociais e políticas, a partir da ótica da comunicação social.
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    A comunicação da Igreja Católica no Brasil : tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-22) ALVARENGA, Ricardo Costa; MELO, José Marques de
    Estudo sobre a comunicação da Igreja Católica no Brasil, tendo como objetivo central a identificação das tendências comunicacionais adotadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal estrutura de poder da Igreja Católica no país, desde a sua criação em 1952. Identificar essas tendências comunicacionais é importante, pela necessidade de sistematização do conhecimento sobre o tema e, também, por contribuir com os estudos relacionados à interface Comunicação e Religião no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico, análise documental em arquivos da CNBB, disponibilizados pelo Centro de Documentação e Informação da instituição, além de entrevistas com lideranças de comunicação da Igreja, como bispos, religiosos e leigos que desempenharam as funções de assessores e presidentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nossas principais conclusões são que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi influenciada por aspectos sociais, eclesiais, políticos e econômicos para pensar a comunicação e que a figura das lideranças de comunicação foram sem dúvida determinantes em certos períodos de abertura e outros de inflexão na relação da Igreja com a comunicação. Suas referências influenciavam nos trabalhos da conferência, como aconteceu nos primeiros anos, que ficaram marcados pelo funcionalismo e, posteriormente, pelos estudos críticos e sociais.

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