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Navegando por Autor "AGUIAR, Rafael Henrique Colavite de"

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    Brasil e a espiral histórica: A Ordem, educação e poder
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-12) AGUIAR, Rafael Henrique Colavite de; FURLIN, Marcelo
    Esta pesquisa tematizou o fenômeno espiralar histórico, ou seja, estudou a reincidência de tendências sociais, políticas e econômicas em duas épocas distintas, a década de 1935 a 1945 e os últimos anos, de 2016 a 2018. Para tal análise, foi realizada uma pesquisa documental do jornal A Ordem, da então diocese de Natal, na década citada do século XX. A pesquisa investigou e compreendeu de que forma a educação brasileira enfrenta, na atualidade, o processo de recrudescimento ideológico educacional presente na década recortada pela pesquisa, 1935 a 1945, por meio do estudo dos métodos encontrados pelas políticas públicas e instituições religiosas, para garantir tal modelo de educação em conformidade com as classes sociais dominantes. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a análise qualitativa documental apoiada por uma pesquisa bibliográfica que promovesse a compreensão dos fenômenos observados. A análise do jornal A Ordem permitiu identificar e compreender o seu discurso anticomunista, a defesa do ultraconservadorismo e moralismo exacerbado, suas aproximações ideológicas com o Estado Novo Brasileiro e com o integralismo e a defesa do ensino religioso enquanto reforço da hegemonia católica no Brasil via educação. As conclusões apontaram para a reincidência do recrudescimento educacional brasileiro; para o fortalecimento de tendências políticas centralizadoras e autoritárias, que conduziram a sociedade ao retrocesso cultural; e para a necessidade docente de ser consciente desta reincidência histórica e para sua ação política enquanto educador. O resultado foi uma reflexão que permitirá perceber como as tendências políticas, econômicas e sociais são reexperimentadas pela sociedade ao longo do tempo, ainda que com as suas devidas mudanças entre a época anterior e a atual.

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